História do Coaching

A palavra Coaching significa “treinamento”. Tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidadde de Kócs, Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados Coacher.

Por volta de 1830 o termo “coach”passa a ser utilizado pela Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular” aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara”os estudantes para os exames.

Assim, a palavra “coach, derivada de carruagem (carro) tinha a função que tm até hoje: de transportar pessoas de um l lugar para outro”

O Coaching na Atualidade

O Coaching está hoje muito divulgado. Queria dizer conhecido mas a exploração comercial do Coaching distorce em muitos casos o seu propósito. Mas o Coaching é uma ferramenta tão poderosa, tão eficaz que mesmo com essas varáveis ainda produz resultados excepcionais.

Vamos resgatar a origem e rever o que é esta técnica e como ela funciona. Como visto anteriormente, o objetivo é “transportar” , conduzir ou ajudar pessoas para que elas alcancem seus objetivos e se sintam realizadas – em muitos casos, ajudar a pessoa a descobrir os seus objetivos e então alcança-los – em qualquer área da vida, seja pessoal (emocional, física ), profissional, de relacionamento, financeiro, religioso, entre outros.

Para isso, o coach (instrutor) trabalha os padrões emocionais e comportamentais de cada indivíduo, a fim de identificar os problemas e permitir que o mesmo possa reconhecer e melhorar os seus pontos.

Daí a importância de uma escolha análise criteriosa do seu Coach (instrutor, treinado para facilitar). Verifique a formação acadêmica e busque referências.

Áreas de Coaching

Com a popularização do Coaching, voce poderá encontrar inúmeras nomenclaturas: Coaching Sistêmico, Coaching de Perfomance, Coaching de Carreira e vários outros.

Enquanto a OFG está apta para cobrir necessidades específicas em vitualmente qualquer área incluindo o Coaching Digital, vamos nos limitar às areas que podem ser vistas como base para que o Coachee desenvolva o seu aprendizado nas situações que encontrar limitadas neste momento a: Coaching Pessoal (self coaching ou personal coaching) Coaching Executivo e Empresarial e Coaching Conjugal.

Na área de Palestras e Workshops temos e áreas bem abrangentes: Coaching Pessoal e Leader Coach (empresarial – executivo) e Coaching para Casais .

Alguns Benefícios do Coaching

Autoconhecimento;

Aumenta o equilíbrio emocional;

Superação de medos e boqueios;

Eliminação de sentimentos e ações de autosabotagem;

Promove a qualidade de vida;

Melhora a capacidade de comunicação e qualidade dos relacionamentos;

Eliminação das crenças limitantes;

Desenvolvimento / recuperação da autoestima e autoconfiança;

Conquistar o que nos faz felizes;

Acelerar resultados;

Desenvolvimento de competências;

Melhora a gestão do tempo;

Estimula a motivação;

Construir uma vida a que merecemos sem procastinar;

Envelhecer sem culpas.